segunda-feira, 3 de junho de 2013

Decida ser Feliz

Tornar-se uma pessoa resiliente é um dos segredos para se ter sucesso na vida e, ao mesmo tempo ser feliz. Muitas pessoas, diante das dificuldades e pressões externas, sucumbem e param no meio do caminho, perdendo a grande oportunidade de continuar focando nos seus objetivos... "focar  num objetivo e estremecer com os 'meios' faz com que o objetivo fique ofuscado dificultando-se o acesso até ele". Coragem e determinação são prementes nesta grande caminhada.

domingo, 12 de maio de 2013

O Agradecimento


O povo partiu em marcha pelo deserto, e não tardou, começou a se queixar da falta da carne, a qual tinha acesso no Egito. Muito pressionado, Moisés foi ao Senhor Deus, e mais uma vez recebeu um milagre. Mas desta vez, lhes foi enviada carne em tal quantidade que todos se enfastiaram, passando a se lamentar pelo enjoo do excesso. Eles já estavam livres do chicote, mas ainda carregavam o espírito da escravidão dentro deles.


Esta história não poderia ser mais atual. Este sentimento de não ter recebido o suficiente, e de precisar sempre de mais, é a tônica na vida da maioria das pessoas. E o resultado final é sempre o mesmo. O lamento, por não ter recebido o suficiente, ou por não saber o que fazer com o excesso.

"Toda e qualquer forma de reclamação implica em falta de gratidão pela vida. A falta de gratidão obstrui o canal da Provisão de Deus em nossa vida". Daí, muitas alegrias que poderiam surgir em nossa vida, restringe-se para dar lugar a, cada vez mais motivos para se continuar reclamando. Esse é um efeito implacável do subconsciente".
Nas 'corporações', um empregado que deixa de perceber que a ação da Grande Vida de Deus o está abençoando, perde grandes oportunidades. Com espírito de gratidão, as portas sempre se abrem de conformidade com o grau desse sentimento.


Mas podemos romper com este mecanismo e para isto basta perceber a benção que é poder fazer parte da existência: 'Aqui, Agora'. É preciso, portanto, nos livrarmos da cultura do “quero mais” e trocarmos o lamento pelo agradecimento - Obrigado!!!!

domingo, 10 de fevereiro de 2013

O TEMPLO


Um dos trechos mais importantes da Bíblia é aquele que fala sobre a construção de um tabernáculo: a arca da aliança, e tudo com que ela se relaciona. E assim aparece: “E me farão um santuário e morarei entre eles”.(*) A construção da frase é significativa, uma vez que ela indica que o Eterno não morará apenas no tabernáculo, mas sim entre "eles", os homens. E isto é muito importante de se entender. 
 
Afinal, quantas não são as pessoas, das mais diferentes religiões, que se tornam espiritualizadas ao chegar em suas igrejas, sinagogas e mesquitas, e assim que deixam seus santuários se esquecem por completo da dimensão do sagrado em suas vidas? - Ou como vivenciar no seu dia a dia as verdades transmitidas nos seus "templos"?

Por isso, a ideia mais importante presente no texto está na construção de nosso templo. Nossa casa, o trabalho, os amigos, a família e principalmente, nosso próprio corpo, são importantes santuários para a moradia do sagrado.

Que nesta semana possamos reconstruir o nosso templo e, assim, incluir a dimensão do sagrado em cada momento de nossa existência. Principalmente no AQUI, AGORA.

>>> (*) Êxodo: 25, 8

domingo, 27 de janeiro de 2013

O Essencial


A revelação dos 10 mandamentos no Monte Sinai é uma passagem  tão bonita e intensa, que quase passa despercebido um pequeno, mas muito importante diálogo, onde o "Eterno" pede para Moisés orientar o povo a não fazer deuses de prata e de ouro.

Os deuses de prata e de ouro, referidos aqui no texto, são muito mais do que esculturas de idolatria à outros deuses. Na verdade, a idolatria mencionada aqui se refere ao dinheiro, jóias, bens materiais, fama e posição social, que desde aquela época são o foco e a razão de viver de muitos de nós.

Que possamos então nesta semana começar a abandonar o que não serve mais. Precisamos nos perguntar se estamos cultuando a prata e o ouro, ou se estamos em busca do essencial, aquilo que realmente traz alegria à nossa vida.


Infelizmente, muitos utilizam o termo "adoração de imagens" para atacar outras igrejas, o que, isso já constitui, por si só, uma outra forma de idolatria, que é o apego à sua religião.